Select the language

terça-feira, 8 de abril de 2014

Os dons da palavra

Douglas A. Oss 

Contribuição dos dons da palavra para o ministério

Os dons da palavra trazem benefícios específicos no contexto do ministério: 

1. A Palavra da Sabedoria muitas vezes forne orientação para a aplicação de outros dons, como a Profecia e a Palavra de Conhecimento. 

2. As Palavras de Sabedoria e Conhecimento podem direcionar um ministro a como orar por um indivíduo. 

3. Quando os indivíduos ou grupos são confrontados com situações difíceis, esses dons podem ajudar o ministro a incentivar e edificar a fé, quando ele usa o conhecimento divinamente concedido para falar de forma específica às necessidades.

4. No ministério de oração, Deus tem usado frequentemente uma palavra de conhecimento ou de sabedoria para trazer arrependimento. Essas questões são melhor tratadas discretamente em torno do altar ou em ambientes privados - a chamada em público de um suposto pecado individual não segue o ensino bíblico sobre a forma de se aproximar pela primeira vez de um irmão ou um irmã em particular.No entanto, quando os indivíduos recebem uma palavra do ministro. que não tinha nenhuma maneira de saber através de meios comuns, muitos são, de repente, quebrantados e humilhados diante de Deus, e seus espíritos ficam abertos para receber o perdão, a cura e a renovação do Senhor. 

Deus escolhe vidas que se rendem a Ele para manifestar nelas o Seu poder. No contexto do ministério, o exercício dos da palavra será plenamente eficaz quando ocorre por meio de ministros que mantêm um relacionamento íntimo e direto de oração com Ele. 

Quando o Espírito não nos usa no exercício dos dons da palavra, a informação especial pode vir de várias maneiras diferentes: 

1. Através de uma visão ou sonho (às vezes visível apenas ao nosso espírito); 

2. Através do ouvir a voz de Deus (mais uma vez, por vezes, apenas em nosso espírito);

3. Através de sentir o que a outra pessoa está sentindo (física ou espiritualmente);

4. Através de sensações do poder do Espírito que vêm sobre nós como um sinal de que Deus quer que ministremos a alguém que está presente.

As palavras de Sabedoria e do Conhecimento devem ser incentivadas em um ambiente de adoração coletiva, especialmente se há uma pessoa experiente que pode ser consultada como uma salva-guarda contra o uso imprudente de dons espirituais. Quando uma palavra divina é dada publicamente, ela edificará a fé e se encaixará com o que Espírito já está fazendo no culto de adoração. A palavra que vem de Deus nunca irá destruir ou deixar a congregação confusa, se perguntando como poderia aquilo se adequar. Mesmo quando a palavra se concentra em arrependimento, Deus não condena, Ele chama à mudança e restauração.

Recebendo os dons da palavra

Os mesmos princípios abaixo se aplicam para receber qualquer um dos dons do Espírito:

1. Os dons do Espírito são distribuídos soberanamente por Deus, segundo a Sua vontade (1 Corintios 12.11).

2. Somos exortados a buscar os dons espirituais (1 Corintios 12.31; 14.1) com motivação adequada, para que Deus seja glorificado através de nós e sua igreja possa ser motivada.

3. Só Deus concede os dons, mas Ele pode fazer isso através da imposição de mãos por uma (ou algumas) pessoa (s) ungida (s) (1 Timóteo 4.14; 2 Timóteo 1.6).

4. Quando nós simplesmente confiamos em Deus e nos envolvemos no ministério, podemos receber os dons de que precisamos para a tarefa em mãos, mesmo que o revestimento especial seja temporário.

Há um mistério divino em relação a quem Deus escolhe para capacitar em qualquer ministério particular. O princípio mais importante para se lembrar sobre receber dons é o seguinte: entregue a Deus todas as coisas referentes a si mesmo e se renda em obediência ao Senhor Jesus Cristo. Só então Deus poderá fazer tudo o que Ele deseja fazer através de nós.

Conclusão

Temos observado como os dons da palavra funcionam tanto em ambientes privados como públicos e como eles podem ser efetivamente exercidos em ambos. Incentive as pessoas em sua igreja a buscar esses dons e, como pastor, oriente as pessoas dotadas desses dons com o toque pastoral. As Palavras de Sabedoria e de Conhecimento irão edificar o rebanho com o aumento da fé e do testemunho.

E.A.G.

Fonte: O Obreiro, ano 36, nº 64, página 38, Rio de Janeiro (CPAD).