Select the language

domingo, 28 de dezembro de 2014

O perigo da cadeira

Pastor Jabes Alencar

Uma autoridade institucional é representada por uma posição e não por uma pessoa, isto é, à pessoa é atribuída autoridade pela posição que ela ocupa ou pela função que ela desenvolve. Podemos considerar isto como uma cadeira.

A cadeira de juiz, a cadeira de governador, prefeito etc. Uma situação bastante comum na Bíblia é a cadeira de sacerdote. O Sacerdócio é uma função de autoridade espiritual, e foi ocupada por muitos homens de Deus, como Arão, Samuel, etc. Um fato bastante inusitado na Bíblia é do sacerdote Eli. Ele caiu da cadeira por um lapso na sua ocupação. Isto mostra que há alguns riscos quando se exerce uma autoridade também.

Quando a cadeira é perigosa?

Primeiro - quando se torna uma obsessão pela autoridade. Mesmo que a posição represente autoridade e poder, não se pode viver uma obsessão por ela. A cadeira pode levar a situações perigosas por causa do desejo de grandeza e obsessão pelo poder. Se alguém sentar em um lugar que Deus não lhe colocou certamente vai cair. O grande perigo do ministério é desejar poder sem a aprovação de Deus.

Segundo - Quando ela se torna uma rotina religiosa e começa a provocar perdas espirituais. Muitos crentes simplesmente preenchem os bancos da igreja e não vive uma vida cristã comprometida com Deus, apenas uma rotina religiosa. Esta foi uma das causas que provocou a queda de Eli. Um sacerdote... Um homem de Deus... De repente tudo se torna uma rotina! A rotina espiritual traz prejuízos porque: destrói o discernimento espiritual. Quando você tem uma rotina religiosa você perde o discernimento espiritual. Percebe-se que Eli perdeu o discernimento espiritual em 1Sm 1.9 quando Ana se aplica a uma intensa oração e ele a censura acusando-a de embriagues. Outro prejuízo é a perda da visão. Eli também perdeu a visão. Moisés tinha 120 anos quando morreu, porém os seus olhos nunca escureceram nem perderam o vigor. Moisés não caiu numa rotina, nem da cadeira. Em apocalipse está escrito: “Aconselho-te que de mim compres colírio para que vejas!” Por fim a rotina espiritual é prejudicial porque traz conseqüências, contagia outras pessoas e passa uma influência ruim.

Terceiro... [confira o restante na fonte: AD Bom Retiro].

Nenhum comentário:

Postar um comentário