Select the language

domingo, 3 de abril de 2011

Salmo 110 - Jesus Rei dos reis

O Salmo 110 é tão curto, mas é o salmo mais citado no Novo Testamento.

Jesus Cristo o recitou, aplicando o verso 1 a si mesmo, revelando que é maior do que Davi (Mateus 22.41-45; Marcos 12.35-37). O apóstolo Pedro o mencionou para afirmar que Jesus Cristo está assentado à direita de Deus, está no lugar de honra, e é Senhor de tudo (Atos 2.32-36).

O Salmo 110 fala sobre o reino e o sacerdócio do Messias. Jesus é apresentado como rei (versos 1-3); sacerdote (4), e guerreiro vitorioso (5-7).

Tanto o Antigo como o Novo Testamento proclamam a divindade de Jesus Cristo, que veio para salvar e reinar. Precisamos ter ao Senhor entronizado em nossos corações como o Deus que se fez homem e é vencedor para todo o sempre.

Penso que as lideranças da Igreja do Senhor neste presente século precisam retomar o enfoque desse tema, tão aproveitado pelos apóstolos.

As mensagens pregadas pelo pastor, quando cheias de fé, faz a Igreja crescer, torna os cristãos maduros e vencedores. O pregador evangélico só pode considerar seu ministério bem-sucedido se fizer discípulos de Cristo, imitadores do Filho Unigênito de Deus.

Ao ouvir as pregações, as almas precisam aprender que ser um discípulo é estar morto ao pecado, experienciar que o pecado caiu por terra quando Cristo ressuscitou, e usar o ato da ressurreição de Cristo como de fato é (poder que  transforma o pecador em vencedor tal qual Cristo: o pecado não mais pode dominá-las).

A alma pecadora precisa aceitar que pau que nasce torto não morre torto se passar pelas mãos de Jesus Cristo.

As lideranças das igrejas precisam aceitar que sucesso só é sucesso se houver um sucessor bem sucedido. O líder prova sua liderança quando é capaz de formar líderes eficazes.

Apesar de aprendermos bastante nas pregações das igrejas, precisamos reservar tempo de intimidade com Deus. Nestes momentos, sozinho em um ambiente tranquilo, aprendemos em nossas orações e leituras devocionais. Uma da missões do Espírito Santo entre nós é ensinar (João 14.26). Ele ensina o cristão que deseja aprender.

Quando o cristão busca maior conhecimento de Deus e das Escrituras, os trechos bíblicos já conhecidos, de um instante para outro, parecem expandir-se, ganham sentidos mais aprofundados em nosso entendimento.

Então, estimulo a todos que busquemos esse tipo de experiência, para que as revelações sobre  Jesus Cristo, Rei dos reis, Senhor dos senhores, aconteçam  mais claramente em nossas vidas, para que o nosso cotidiado tenha a realidade do Salmo 110 dentro de nossas casas, em todos os instantes de nossas vidas, e assim cresçamos mais na fé, vivamos o cristianismo na amplitude do signicado da palavra.

Talvez, os apóstolos apreciassem mais o Salmo 110, por causa das referências messiânicas, mais que nós nos dias de hoje gostamos e citamos os salmos 23 e 91.

E.A.G.

PÁGINA PRINCIPAL

Nenhum comentário:

Postar um comentário